Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o mestrado de Estudos em Educação, e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). É doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação estão relacionados com ação pública em educação, métodos quantitativos, crianças/ jovens e media. É membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online e participa no projeto de investigação europeu ySKILLS (Horizon 2020), que se dedica ao estudo de competências digitais de jovens.
Título: Práticas e competências digitais de adolescentes portugueses: tendências e relações com perceções de bem-estar.
Resumo: Esta apresentação explora resultados de dois estudos europeus que envolveram adolescentes portugueses, antes e após o contexto pandémico: o inquérito EU Kids Online em 2018 a uma amostra nacional e o estudo ySKILLS, que realizou um questionário longitudinal a 761 alunos de oito escolas portuguesas, em 2021 e 2022. Traçamos as principais tendências relativas às atividades empreendidas online, tempos de uso e competências digitais declaradas, para depois as relacionarmos com os seus níveis de bem-estar subjetivo.