Inês Vaz Matos

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oradora

[PT]  Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar. Realizou o Internato Complementar de Pediatria e é assistente hospitalar no Centro Materno-Infantil do Norte – Centro Hospitalar Universitário do Porto, integrando a Unidade de Neurodesenvolvimento desde 2016. Em 2022, concluiu o Máster en Neuropsicología de las Altas Capacidades Intelectuales na Universidade de La Rioja, Espanha.  É autora de diversas publicações e comunicações em reuniões científicas nacionais e internacionais, participando como palestrante em vários eventos formativos no âmbito do Neurodesenvolvimento.

Título  Desenvolvimento do Cérebro da Criança e do Adolescente

Resumo  Nas últimas décadas assistiu-se a um incremento exponencial da disponibilidade de dispositivos eletrónicos, fazendo o consumo recreativo dos meios digitais parte integrante da vida atual. As crianças são expostas à tecnologia cada vez mais e mais precocemente, o que tem efeitos negativos, cientificamente comprovados, no seu desenvolvimento global. A nível neurodesenvolvimental, o uso excessivo e problemático dos ecrãs pode comprometer a aquisição de competências primordiais, em janelas de oportunidade irrepetíveis, nos vários domínios do desenvolvimento psicomotor: sensorial, motor, linguagem, cognição e interação social. Estes efeitos, sentidos desde a primeira infância à adolescência, decorrem quer do tempo roubado a outras atividades lúdicas de qualidade quer pelo impacto direto no desenvolvimento de determinadas funções cerebrais. De destacar a relação direta com a capacidade atencional, a sociabilização e a comunicação, assim como a influência no sistema de recompensa cerebral, que pode promover comportamentos de adição, em última instância patológicos. Para a promoção de um desenvolvimento infantil saudável, urge sensibilizar para uma utilização equilibrada dos ecrãs pelas crianças e suas famílias.

 

[EN]  Graduated in Medicine from the Abel Salazar Institute of Biomedical Sciences. He completed the Complementary Internship in Pediatrics and is a hospital assistant at the Centro Materno-Infantil do Norte – Centro Hospitalar Universitário do Porto, integrating the Neurodevelopment Unit since 2016. In 2022, he completed the Master’s degree in Neuropsicología de las Altas Capabilities Intelectuales at the University of La Rioja , Spain. She is the author of several publications and communications at national and international scientific meetings, participating as a speaker in several training events within the scope of Neurodevelopment.

Title  Development of the Child and Adolescent Brain

Summary In recent decades there has been an exponential increase in the availability of electronic devices, making the recreational consumption of digital media an integral part of today’s life. Children are increasingly exposed to technology at an earlier age, which has scientifically proven negative effects on their overall development. At a neurodevelopmental level, the excessive and problematic use of screens can compromise the acquisition of essential skills, in unrepeatable windows of opportunity, in the various domains of psychomotor development: sensory, motor, language, cognition and social interaction. These effects, felt from early childhood to adolescence, arise either from time taken away from other quality recreational activities or from the direct impact on the development of certain brain functions. Of particular note is the direct relationship with attentional capacity, socialization and communication, as well as the influence on the brain reward system, which can promote addictive behaviors, which are ultimately pathological. To promote healthy child development, it is urgent to raise awareness about the balanced use of screens by children and their families.

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