"As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo,
são as que o mudam"
Jack kerousac

SOBRE A "semana do bem-estar digital"

A “Semana do Bem-Estar Digital” é uma iniciativa que visa promover a informação, sensibilização e educação sobre o tema do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos, procurando colocar esta temática na agenda pública nacional e promover o debate entre todos os stakeholders.

Esta iniciativa terá lugar durante a primeira semana de maio de cada ano e incluirá uma série de atividades para promoção do bem-estar digital, das quais se destacam:

  • II Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital, subordinada ao tema da prevenção e combate à violência sexual online contra crianças e jovens, bem como ao uso excessivo e problemático dos ecrãs
  • Iniciativas locais dinamizadas por entidades aderentes à iniciativa
  • Recursos e informações sobre como famílias, escolas, comunidades, organizações e municípios podem melhorar o bem-estar digital.

Promotores

A “Semana do Bem-Estar Digital“ é realizada no âmbito do projeto Agarrados à Net – uma iniciativa conjunta de MiudosSegurosNa.Net, fundado por Tito de Morais em 2003, e Cristiane Miranda – Coach – sendo um evento aberto a toda a sociedade.

À iniciativa podem associar-se outras entidades, públicas ou privadas, como patrocinadores, parceiros disseminadores, parceiros de media, apoiantes, e ainda embaixadores.

O projeto Agarrados à Net é uma iniciativa que visa promover o bem-estar digital de crianças, jovens e adultos, ajudando famílias, escolas e comunidades na:

  1. Prevenção do uso excessivo ou problemático dos ecrãs
  2. Prevenção e combate ao [cyber]bullying
  3. Redução dos impactos negativos das redes sociais na imagem corporal
  4. Prevenção da violência sexual baseada em imagens, do grooming à partilha não consentida de conteúdos íntimos, passando pela coação e extorsão sexual online
  5. Prevenção dos desafios virais perigosos
  6. Redução dos impactos negativos da pegada digital

Transversalmente, a estas temáticas promove a parentalidade digital positiva.

Trabalhamos estas temáticas separadamente, em formato presencial e/ou online, através de webinares, palestras, workshops, cursos e programas de intervenção, bem como participando em conferências, colóquios e seminários.

O projeto MiudosSegurosNa.Net visa ajudar famílias, escolas e comunidades a promover a segurança online de crianças e jovens, através da promoção da utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação.

Cristiane Miranda – Coach, ajuda pais, mães e encarregados de educação a promover a parentalidade digital positiva e o uso equilibrado e saudável dos ecrãs por crianças e jovens. Trabalha com jovens ajudando-os a definir metas e objetivos para alcançarem os seus sonhos, trabalhando a sua autoestima, autoconfiança e autocontrolo.

COORDENADORES

A “Semana do Bem-Estar Digital” é uma iniciativa coordenada pelo projeto “Agarrados à Net”, na pessoa dos seus fundadores, Tito de Morais e Cristiane Miranda.

No âmbito do “Agarrados à Net”, criado em 2021, Tito de Morais e Cristiane Miranda desenvolveram programas como o “21^7 Challenge – 7 Passos para a Parentalidade Digital Positiva”, o “Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva”, “Pegada Digital – Deixa a Tua Marca Positiva na Net” e o “Faz-te Ouvir! Dá a Volta ao [Cyber]Bullying”, que levam a escolas, comunidades e organizações.

Estruturaram e ministraram, ainda, para a Plátano Editora, os cursos de formação de professores “Educação para a Cidadania e Bem-Estar Digital” e “Bullying & Cyberbullying – Como Identificar, Prevenir, Intervir e Combater”, promovidos pela Direção Regional de Educação e Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira.

Em 2023, criaram a “Semana do Bem-Estar Digital” que inclui a “Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital” e o Selo “Escola pelo Bem-Estar Digital”.

Tito de Morais, fundador, MiudosSegurosNa.Net 

Em 2003 criou o projeto MiudosSegurosNa.Net que tem como missão ajudar famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das TIC por crianças e jovens. Nesse mesmo ano, escreveu os primeiros artigos sobre o uso excessivo dos ecrãs e sobre cyberbullying, entre outros.

Coautor do livro “Cyberbullying – Um Guia Para Pais e Educadores” (Portugal, 2016) e de um capítulo do livro “Bullying: Perspectives, Practice and Insights” publicado pelo Conselho da Europa em 2017, foi ainda co-autor de um capítulo do livro “Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes – Fatores de risco, avaliação e tratamento”, (Springer Publishing Company), por Kimberley S. Young e Cristiano Nabuco de Abreu.

Colabora ainda com Cristiane Miranda no âmbito do programa “Teen On Top – School Edition”. 

Cristiane Miranda, coach, criadora do projeto Teen On Top

Oradora, palestrante e formadora na área do bem-estar digital, licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade do Minho, com mais de 20 anos de experiência em voluntariado com crianças e jovens, é coach de crianças e jovens certificada internacionalmente, tem também uma Certificação Internacional como Practitioner de PNL acreditada por Richard Bandler e Certificação Internacional em Coaching de Transformação Humana. 

Com o seu programa “Teen On Top – Coaching para jovens”, ajuda adolescentes a alcançar os seus sonhos. Criou ainda o Teen On Top – School Edition um programa para escolas, onde ajuda os alunos a definirem os seus objetivos e através do qual trabalha também a sua autoestima e autoconfiança, ajudando a prevenir e combater o abandono escolar precoce.

comissão de honra

A Comissão de Honra da Semana do Bem-Estar Digital é constituída por personalidades nacionais de vários quadrantes da sociedade portuguesa, representantes do Estado e da Sociedade Civil.

Com o seu prestígio, mérito, relevância pública e compreensão ímpar do contexto atual da sociedade portuguesa, contribuem para a afirmação da Semana do Bem-Estar Digital, dotando-a de reconhecimento e de ainda mais relevância.

A “Semana Pelo Bem-Estar Digital” conta com as seguintes personalidades que aceitaram integrar a sua Comissão de Honra:

  • Henrique Araújo, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça
  • Dulce Manuel Neto, Presidente do Supremo Tribunal Administrativo
  • José F. F. Tavares, Presidente do Tribunal de Contas
  • Maria Lúcia Amaral, Provedora de Justiça
  • Álvaro Laborinho Lúcio, Juíz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, jubilado
  • Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, Comandante-Geral da GNR
  • Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto
  • Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos
  • Paulo Guerra, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra
  • Albino Almeida, Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais
  • Jorge Veloso, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias
  • João Castel-Branco Goulão, Presidente do Conselho Diretivo, Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I.P.
  • Rui Abrunhosa Gonçalves, Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
  • Luís Neves, Diretor Nacional da Polícia Judiciária
  • Carlos Neto, Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
  • Cristina Ponte, Professora Catedrática, Coordenadora /PI  – Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA), NOVA FCSH, coordenadora da plataforma CriA.On
  • Daniel Sampaio, Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação
  • Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC)
  • João Lázaro, Presidente, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
  • Manuel Pinto, Coordenador, MILObs (CECS/UMinho)
  • Margarida Gaspar de Matos, Psicóloga Clínica, Professora Catedrática no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa
  • Marta Santos Pais, Comissária da Comissão Internacional contra a Pena de Morte e ex-Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas e Representante Especial do Secretário-Geral  sobre Violência contra a Criança
  • Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ)
  • Sara Pereira, Coordenador, MILObs (CECS/UMinho)
 

Foram dirigidos convites a outras personalidades.

A Semana do Bem-Estar Digital é promovida por:

segue-nos nas redes sociais:

© 2024, MiudosSegurosNa.Net. Todos os Direitos Reservados.

Consulta a nossa Política de Privacidade