[PT] Mónica Pereira, cidadã ativa, apaixonada pela área da educação, mãe. Após uma carreira de vários anos nas áreas de comunicação, publicidade e marketing, é professora de yoga para crianças, mentora e ativista. O seu interesse por relações humanas de qualidade levou-a a questionar o uso de smartphones no recreio, especialmente na transição do 4º para o 5º ano. Elaborou, neste contexto, a petição “Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones” que conta atualmente com mais de 22 487 assinaturas. Mais recentemente, e em conjunto com 3 mães, criou o Movimento Menos Ecrãs, Mais Vida, um grupo de reflexão e ação sobre a exposição excessiva a ecrãs na infância e adolescência.
Mesa-Redonda Telemóveis na Escola – Oportunidades, Desafios e Soluções
Resumo Nesta mesa redonda iremos debater os eventuais benefícios e riscos relativos à utilização dos telemóveis nas escolas, nos seus diversos contextos, do recreio à sala de aula, passando por outros como sejam o refeitório, ginásio, balneários, etc.. Para o efeito iremos ouvir pontos de vista contra e a favor, mas sobretudo procuraremos soluções para promover uma utilização equilibrada e saudável dos telemóveis.
[EN] Mónica Pereira, active citizen, passionate about education, mother. After a multi-year career in communications, advertising and marketing, she’s a children’s yoga teacher, mentor and activist. Her interest in quality human relationships led her to question the use of smartphones at recess, especially in the transition from 4th to 5th grade. In this context, she created the petition “Living school recess, without smartphone screens” which currently has more than 22,487 signatures. More recently, and together with 3 mothers, she created the “Movimento Menos Ecrãs, Mais Vida” (Less Screens, More Life Movement), a group for reflection and action on excessive exposure to screens in childhood and adolescence.
Title Smartphones at School – Opportunities, Challenges and Solutions
Summary In this round table we will discuss the possible benefits and risks related to the use of smartphones in schools, in their different contexts, from the playground to the classroom, including others such as the cafeteria, gym, changing rooms, etc.. To this end we will listen points of view for and against but, above all, we will look for solutions to promote a balanced and healthy use of mobile phones.